sábado, 30 de abril de 2011

Sabores musicais para Pais e Filhos...


Olá Flores e Floras, Amores e Amoras!
Um dos alimentos mais importantes para o crescimento e a vida de uma pessoa é a música! É ela alimenta a alma, educa a nossa sensibilidade, faz o 'download' do arquivo de todas as nossas mais significativas memórias, transgride e desafia os espaços que ocupamos, nos faz compartilhar sem nos conhecer, acalma o que afinge.
Portanto, vamos nos saborear dessa alimento tão relevante para a humanidade. Mas tomem cuidado se não está 'saboreando o fast food' desta categoria de alimento, escolher algo que vai nutri-lhe intelectual e emocionalmente.
Que tal começarmos com os sabores musicais infantis?
Vou começar com "Villa-Lobos & Brinquedos de Roda", uma gravação do Grupo de Percussão da UFMG e o Coral Infantil Clóvis Salgado, é maravilhoso, pois apresenta um repertório da cultura tradicional infantil com uma qualidade inestimável. Temos tantas obras importantes para crianças ou gravações destinadas para essa fase entre elas "Carnaval dos Animais" de C. Saint-Säens; toda a obra de Bach (sua obra é uma trata harmônico!);"Quatro Estações" Vivaldi; "Piano Sonata", "Sinfonia nº40" , "Eine Kleine Nachtmusik" Mozart (e tantas outras obras suas com melodias sublimes); Nona Sinfonia e Sonata "Claire de Lune", "Para Elisa" Beethoven (comece por aí e vá se aventurando a saborear mais); "Claire de Lune", "Reverie", "Prelude to the Afternoon of a Faun", Debussy (sua obra é fantástica!); "Bolero"Ravel; "Rhapsody in Blue" G. Gershwim; "Carmen", Bizet (umas das óperas que possui áreas de extrema beleza e força).
A Disney , com sua série Fantasia,possui um repertório belíssimo, baixe seus desenhos pelo http://youtube.com.br e poderá ver muitas obras que não citei, porém importantes para despertar paladares mais eruditos e passear por consagrados compositores de todas as épocas.
Dentro do repertório popular infantil você pode, sem medo, escolher um dos álbums que "Palavra Cantada" gravou, que terá satisfação garantida! particularmente tenho um predileção por "Pé com Pé" e "Canções Curiosas". Teca Oficina de Música é essencial , comece pelo seu último livro-cd "Quantas músicas tem a música ou Algo estranho no Museu" traz gravações ótimas com canções de vários lugares, é um verdadeiro passeio pela música do Brasil e do Mundo. Ainda entre os infantis "Girafulô- Cirandas e cantigas de Roda", "Samba pras Crianças"e "Brincadeiras de Roda, Estórias e Canções de Ninar", trazem um importante repertório cultural para a criança de hoje, são verdadeiros resgates musicais.
Para um sabores étnicos temos o grupo brasileiro Mawaca, com seu Cd "Pra Toda Gente", cumpre mesmo a que vem e no CD "Rupestres sonoros" apresenta a música indígena com interpretações e gravação delicada e honesta deste repertório.
Não se esqueça de visitar o nordeste e ouça "Madeira que cupim não rói" (Antonio Nóbrega) e "Quinteto Armorial" (do compositor Antúlio Madureira).
São várias possibilidades sonoras que temos, então lembre-se: só existe dois tipos de música: a Boa e a Ruim!
Passem por aqui e me deixem a sua indicação também! Combinados?
BJKs!!
Lú.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Projeto de Paisagem Sonora do 6º Ano

(O texto abaixo foi escrito pelas alunas do 6ºAno A : Laura Carneiro, Laura M. e Malu) Dia 22 de Março é o Dia Mundial da Água, criado pela ONU ( Organização das Nações Unidas) em 1992. Todos os anos esta data é destinada a discussão sobre temas relacionados a este importante bem natural. A Prfº de Música, Luciane, convidada pelo Profº Cleber (Geografia - Médio), colocou em prática o projeto de Paisagem Sonora tão importante para a sensibilização ao consumo consciente de água. Co o projeto finalizado, os 6º Ano junto com o 2º Ano do Médio foram ao Parque orientados pelo professor Cleber e Luciane. Para iniciar o projeto fomos compreender o que era Paisagem Sonora. A nossa primeirra etapa foi sensibilizar para a compreensão da Paisagem Sonora. Na aula de música, fechamos os olhos e escutamos os ruídos da rua. Não foi tão fácil assim, além dos ruídos da rua, escutamos risos, sussurros, etc.Logo depois, escrevemos (notamos) a Paisagem Sonora do momento, a partir de desenhos representativos. Com isso a Profª Luciane nos incentivou a entrar num site , para que cada um criasse sua paisagem a partir do Bioma da nossa cidade (Mata Atlântica)http://radiopaisagem.com.br/. Todos colocaram um título na sua Paisagem, com sua própria criatividade, combinando o canto de pássaros a sua própria escolha. Ouvimos as paisagens criadas, dando assim um significado e a compreensão do que era e de como seria este grande projeto feito pelo 6º Ano A e G, com entusiasmo. Na segunda etapa fizemos uma criação coletiva de Paisagem Sonora, inspirados pela observação ás várias fses do dia, envolvendo a presençã da água, já que, na verdade, a água está presente em 59% do nosso corpo. Usamos metalofones, xilofones e sons corporais e de percussão. A terceira etapa foi a criação da partitura, usando notação tradicional e símbolos criados pelo grupos, para representar os elementos retratados na paisagem Sonora (vento, chuva, pássaros, etc.)

6º Ano A- "Reduza, Recicle, Reutilize"

6º Ano G - "Plante uma semente: Conscientize-se!"

(Fotos de Ana Júlia)

A nossa quarta etapa, foi a apresentação da nossa Paisagem Sonora lá no parque. Os detalhes de nossa apresentação estão descritos no Jornal Marupiarahttp://j10-marupiara.blogspot.com/.


Foi um dia maravilhoso, com destaque, por conter tanto conhecimento e diversão ao mesmo tempo.