sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Nosso Hino Nacional!

Olá 2º , 3º e 4ºAnos e para todos os cidadãos!!!!

Depois da nossa exucução do Hino Nacional Brasileiro oficial e oficiosa (aquela que fizemos com a percussão corporal) estou para mostrar-lhes documentos interessantes sobre a sua primeira edição escrita, olha só a primeira partitura e letra manuscrita pelo Duque Estrada:

Á direita vemos Francisco Manuel da Silva, que compôs o Hino em 1931, foi professor do grande compositor Carlos Gomes e nunca conheceu o Joaquim Osório...
E á esquerda está o Joaquim Osório Duque -Estrada, que escreveu a letra em 1909, mas só foi oficializado em 1922.
A letra foi escrita na forma de um poema de doze sílabas (Dodecassílabo)...(Ufa!!Por isso ele é tão difícil e cada vez mais belo!!)
Você sabia...
Em 1971, através da Lei nº 5.700 que o Hino Nacional brasileiro tornou-se símbolo nacional e inalterável .
É...então vamos estudá-lo...
Agora vai lá no Arquivo do Blog de Música e faz um download da letra e do aúdio e vamos cantar com beleza, patriotismo e satisfação, este hino que é considerado um dos mais lindos do mundo!!!

3 comentários:

  1. Adorei Lú!!!!!
    O Hino se tornou lei no ano em que nasci. Acho que é por isso, que gosto tanto do Hino da nossa Pátria.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. oi lu tudo bem? pelo visto você tem que lembrar muita coisa quando vai dar aula de musica (as veses tenho erro de potugues)

    ResponderExcluir
  3. lu ja fiz 3 comentarios bom não são bem uns comentarios mas tenho um hino nacionalque tem as 2 partes e na internet tem a letra o site éhttp://letras.terra.com.br/hinos/46368/ meio grande (hehe) :) tchau

    ResponderExcluir