domingo, 15 de maio de 2011

Festa Junina: Uma Festa Brasileira

Olá Pessoas!!!
Há 10 anos, no Marupiara, começamos a construir o conceito de Festa Brasileira , durante os festejos da Festa Junina, trazendo preceitos ecumênicos, repertório de danças eclético, baseado na imensa diversidade cultural e musical do Brasil.
A Festa Junina do Marupiara tem por objetivo movimentar e suscitar a consciência cultural e social da comunidade que compartilhamos, para que floreça ideais de humanidade, cultura e solidariedade a partir de um festejo genuinamente Brasileiro, que , devido á sua importância cultural- onde é determinada a identidade de uma pátria-, deve sem contemplada por todos .
Neste ano a disciplina de Educação Física e Música, trabalharão juntas desde o Inf. I até o 8º Ano, a fim de construir um currículo básico, edificando os saberes culturais de um povo em seus Festejos.
Na Educação Infantil o Inf. I teremos o Pout-Porri Junino (faixa que reune 3 canções juninas), que nele poderemos ver uma versão de Cai, Cai Balão, originalmente composta por Assis Valente ( comemora neste ano Centenário de nascimento), assim começamos á inserir a tradição cultural popular trabalhando os aspectos musicais presentes. O Inf. II fará uma Ciranda, a Ciranda do Anel de Bia Bedran.
No Fundamental I o 1º Ano a tradicional Quadrilha; o 2º Ano um Boi-Bumbá do Maranhão com uma belíssima introdução com violinos em terças e o ritmo marcado das Matracas; o 3º ano fará o co de Roda (Areia), cantado por D. Selma do Côco, que, infelizmente faleceu no último dia 29 de abril; o 4º Ano dançará o Pau-de-Fitas, com uma versão instrumental de "Não existe pecado no Sul do Equador" (Chico Buarque e Ruy Guerra, imortalizado na voz de Ney Matogrosso); o 5º ano fará Moçambique de Bastão, dança tradicional de Mogi das Cruzes e também conhecida como Congada em outros lugares, onde apresenta outras carcterísticas.
No Fundamental II o 6º Ano dançará a Quadrilha Mix, onde brincamos com a tradição popular e o repertório do universo auditivo dos alunos, fazendo a reunião dos dois para mostrar que a tradição sobrevive apesar da força da Mídia e da Cultura de Massa; o 7º Ano neste ano redimensionará a sua apresentação do Jongo e trará a história dos escravos ,contadas pelo Criot, envolverá a professora Patrícia de história,a professora Natália de Artes e o professor Gustavo de teatro, faremos uma dança africana e uma pequena apresentação de capoeira durante a performance; no 8ºAno teremos o desafio do que estamos chamando de Quadrilha de Fitas, dança que tem influência e base na dança do Pau-de-Fitas, porém sem o mastro central que sustenta as fitas, seu objetivo é formar uma trama que envolve dois grupos com base nas duplas.
Comemore sua Festa Junina conosco! Venha para a Festa Brasileira!
Me despeço aqui com o vídeo da dança que faremos no 8º Ano! Inté!

Nenhum comentário:

Postar um comentário