domingo, 7 de agosto de 2011

Educação Musical- Da Educação infantil ao Fundamental II

Educação Musical - da Educação Infantil ao Fundamental II

             Segundo Arthur Nestrovski , diretor artístico da OSESP, a música é uma das melhores maneiras de nos ausentarmos do mundo, mas

também é uma das mais importantes maneiras de entrar no mundo de forma humana e crítica.
A partir disso conversei com os 9ºs Anos sobre a sua vivência com a Educação Musical, durante este período que estudaram no colégio (Da

Ed. Infantil até o 8º Ano), sobre a importância e relevância para sua educação e de como a educação musical pode influir para a formação

de sociedade mais atuante e, portanto crítica.

              Foram feitas 3 perguntas e, num consenso, o grupo do 9º Ano chegou ás seguintes conclusões sobre cada uma delas:

             
              1. Durante o seu percurso como estudante, da Ed. Inf. Até aqui, o que foi relevante aprender na educação Musical?

               Durante o período de estudo  foi relevante aprender á escutar com mais atenção para usufruir melhor das aulas de música, a ter

paciência, serenidade, respeito e que a música dá voz ás pessoas e as transforma, amplia o seu repertório, respeitando diversos gêneros

musicais e que pode nos levar para lugares inimagináveis quando nós a sentimos.  Ajudou aos alunos que posteriormente foram estudar um

instrumento em escolas técnicas, á sociabilizar-se e aprender conteúdos de história em música.

             
              2. Em quais momentos, nas atividades musicais, você consegue ver um aprendizado político? E social? 

              Nos momentos de atividade em grupo de técnicas e práticas musicais onde respeita-se o tempo  e desenvolvimento de sua

habilidade fazemos escolhas, ouvimos e cooperamos o outro, trazendo harmonia ao grupo e á música.
Nas pesquisas sobre  música aprendemos que movimentos musicais se relacionam diretamente á movimentos políticos.

            
             3. A consciência e percepção da qualidade musical pode te despertar para a análise e observação de outras realidades?
 
              Lógico! Pois esta consciência e percepção nos forma uma pessoa que consegue visualizar as realidades mais profunda e

amplamente,  através de um olhar mais sensível, observador,

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